A KONE, referência mundial na indústria dos elevadores, escadas rolantes e portas automáticas para edifícios, alcançou um importante feito, com uma antecedência de 18 meses face à previsão, ao conseguir a neutralidade de carbono nas suas unidades de produção em todo o mundo.
Esta conquista demonstra a dedicação da empresa para com o seu compromisso climático, estabelecido em 2020, de alcançar operações neutras em carbono até 2030, de acordo com a iniciativa Science Based Targets para reduzir o aquecimento global em 1,5 ºC.
"Estamos muito orgulhosos de conseguir um feito tão importante e pioneiro, e de o conseguir 18 meses antes do previsto", comenta Giovanni Lorino, Diretor-geral da KONE Ibérica & Itália. "O caminho para a neutralidade de carbono é longo e gradual. No entanto, conquistas como esta são o ponto de partida que nos levará a continuar a melhorar as operações próprias da KONE, bem como os nossos produtos e a cadeia de fornecimento", acrescenta.
Investimentos em eficiência energética
Objetivos climáticos ambiciosos
A KONE conta atualmente com dez unidades fabris repartidas por sete países em todo o mundo. Todas estas colocaram em marcha iniciativas para reduzir as emissões de alcance 1 – as emissões diretas produzidas como resultado da sua atividade – e de alcance 2 – as emissões indiretas geradas pela eletricidade consumida e comprada – em 71% em relação aos valores de 2018.
Como parte dos objetivos de emissões de alcance 1, a KONE aposta constantemente na eficiência energética e na transição no sentido de utilizar veículos elétricos em todas as suas fábricas.
A KONE investiu em eficiência energética, robótica, automatização das linhas de produção e, em particular, em sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, aumentando a sua poupança de energia. Em 8 das 10 fábricas, os empilhadores foram substituídos por empilhadores elétricos e a maioria dos restantes empilhadores a diesel funcionam agora a biocombustível.
Além disso, a KONE já instalou painéis solares em nove das dez unidades fabris e todas utilizam eletricidade 100% renovável desde o início deste ano. O aquecimento urbano ecológico é utilizado em duas das fábricas e as restantes emissões de carbono são compensadas através de uma empresa externa.
Objetivos climáticos ambiciosos
Em 2020, a KONE anunciou os seus objetivos climáticos no sentido de reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) até 2030. A empresa foi a primeira no setor de elevadores e escadas rolantes a estabelecer objetivos climáticos ambiciosos, validados previamente com a iniciativa Science Based Targets (SBTi).
O compromisso da empresa é reduzir as emissões das suas próprias operações em até 50%. Isso inclui as emissões diretas de gases com efeito de estufa produzidos a partir de recursos controlados ou próprios da empresa, como os veículos, e as emissões indiretas de gases com efeito de estufa associadas à eletricidade comprada, aquecimento ou refrigeração antes de 2030, em comparação com os valores de referência de 2018.
Além disso, a KONE pretende conseguir uma redução de 40% nas emissões relacionadas com os materiais dos seus equipamentos e no consumo de energia durante a vida útil dos mesmos num prazo estabelecido. As ações que se desenvolvem para conseguir tal cumprimento permitem aos clientes reduzir a sua própria pegada de carbono e contribuir para uma maior sustentabilidade das cadeias de fornecimento.