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Corporate siteNos anos noventa, Jesús González costumava mexer nos seus kits informáticos e electrónicos Spectrum, fazendo uma programação simples. Ele nunca imaginou que um dia os sistemas informáticos seriam o seu melhor aliado no trabalho.
Jesús, um orgulhoso técnico de serviço em Barcelona, Espanha, está com a KONE desde que adquirimos a empresa em que trabalhou há uma década atrás. "Sempre trabalhei com elevadores, desde que comecei a procurar emprego quando era muito mais novo", recorda ele. Ficou tão fascinado com a tecnologia que em 30 anos nunca se sentiu tentado a procurar noutro lugar.
Para Jesús, o que distingue KONE é o compromisso com a segurança. "Nesta linha de trabalho, podem surgir muitas situações inseguras, e há muita pressão dos clientes que querem o elevador arranjado rapidamente. Mas em KONE, a segurança é a prioridade, sem concessões".
Outro aspecto distintivo do seu trabalho é o curioso paralelo entre o amor de Jesus pelos livros e filmes e a solução de manutenção preditiva com que trabalha, KONE 24/7 Connected Services. Utilizando sensores, análises e computação em nuvem, esta gama de serviços pode ajudar os técnicos a ver padrões e antecipar problemas, como uma versão digital de Sherlock Holmes combinada com a disponibilidade 24 horas por dia de um concierge.
Monitorização e análise 24 horas por dia
Os dados dos sensores dos elevadores podem ser monitorizados, analisados e exibidos em tempo real, melhorando o desempenho do equipamento, fiabilidade e segurança. As capacidades de KONE 24/7 Connected Services ajudam os nossos técnicos a servir melhor os clientes, tornando os seus edifícios mais funcionais e fáceis de utilizar.
É assim que ele explica esta tecnologia aos clientes: "Sou eu quem vem para as chamadas de serviço mensais, mas o sistema está a observar o elevador sem parar e a funcionar, certificando-se de que funciona correctamente noite e dia". Hoje em dia é possível analisar dados de mais de 200 parâmetros. O sistema pode monitorizar acções como comportamento de abertura e fecho de portas, posição e movimento no poço do elevador, estatísticas de utilização, precisão de paragem, quilometragem e tempo de condução.
"Para o cliente, esta monitorização constante é uma grande vantagem. Assegura que o elevador funciona como é suposto".
Na maioria dos casos, os clientes podem não saber explicitamente que este serviço estava envolvido, mas notarão a rapidez do serviço. "Se o problema for resolvido, não requer peças extra, e o elevador funcionar, o cliente está à vontade".
Jesús recebeu uma vez um alerta da aplicação KONE 24/7 Connected Services e, quando chegou à propriedade, o presidente da associação de proprietários foi surpreendido. "Disse-lhe que a bateria estava a funcionar mal, que tinha trazido comigo uma nova que demoraria apenas 15 minutos a substituir". Ela ficou impressionada com a precisão do serviço. "Tudo o que pude explicar foi que 'o elevador me disse,' sem entrar em detalhes sobre a tecnologia por detrás do nosso sistema de manutenção preditiva".
O homem atrás de um elevador liso
Jesús pensa que esta é uma aplicação muito prática e específica da Internet das Coisas, com preocupações de privacidade cobertas pela estratégia de ciber-segurança da KONE.
"Durante muitos anos, foi possível extrair dados de elevadores, mas a parte difícil foi analisá-los", explica ele. "A vantagem do nosso sistema é que faz essa análise e avisa do que pode estar a funcionar mal". Obviamente, isto poupa-lhe muito tempo e pode ir directamente para o problema".
Para Jesús, KONE 24/7 Connected Services provou ser especialmente útil para diagnosticar erros intermitentes, ou falhas que por vezes só funcionam mal e estão a funcionar normalmente quando o técnico chega.
"Este tipo de erros antes nos deixaria loucos porque não tínhamos forma de conhecer a causa, além de experiência profissional e intuição. Com esta nova tecnologia, podemos analisar o que aconteceu no passado". Os técnicos podem 'rebobinar' e ver o estado do elevador em momentos específicos, porque parou e porque recomeçou a funcionar.
A tecnologia e o conhecimento humano complementam-se, e Jesus explica como: no início do Inverno e com a súbita queda de temperatura, ele antecipa que os elevadores irão experimentar os típicos problemas sazonais e as chamadas de serviço irão aumentar. "Sei isto por experiência própria, antes de KONE 24/7 Connected Services me notificar", diz com confiança este hábil técnico.
que ler a seguir:
. Os elevadores mais inteligentes merecem a manutenção mais inteligente
. KONE Care DX - o futuro da manutenção inteligente e sustentável
Jesús González
O que é que adora no seu trabalho?
"No início, foi a descoberta de novas tecnologias. Agora, gosto de ser útil às pessoas e de saber que estou a ser útil aos outros; por exemplo, alguém com uma deficiência para quem um elevador é essencial".
"Se eu pudesse mudar de emprego por apenas um dia, teria curiosidade em ver o lado da engenharia dos elevadores - como eles são idealizados e concebidos".
Quais são as suas prioridades quando numa chamada de serviço ao cliente?
"Segurança". Isto sempre foi claro desde que comecei a trabalhar com elevadores. Quando chego ao local, essa é a primeira coisa que considero: garantir que todos e tudo é seguro".
O que é que o faz sair da cama de manhã?
"Ver que o trabalho que faço é útil. Se eu não fizer bem o meu trabalho, a vida das outras pessoas pode ser mais difícil".
"Quando estou a seguir erros intermitentes, verifico a aplicação 24/7 quando acordo, para ver se o elevador também teve uma boa noite!"
Qual é o seu melhor hábito que o ajuda a fazer melhor o seu trabalho?
"Agora que sou mais velho, posso aproveitar os meus anos de experiência para informar a minha decisão antes de agir. Este hábito é especialmente indispensável quando se trata de segurança, porque o que se faz pode ter repercussões".