Tal como os carros, os elevadores estão sujeitos a desgaste com o passar do tempo. Ainda que uma manutenção adequada e regular contribua para garantir a sua disponibilidade e segurança, chegará uma altura em que o elevador necessitará ser modernizado ou substituído.
O desgaste de um elevador pode afetar diferentes partes da instalação, em intervalos distintos. Se for planeado de forma seletiva e inteligente, a modernização garante não só a instalação da tecnologia mais recente em qualquer elevador (independentemente do modelo e antiguidade), como também a continuidade do seu funcionamento sem ter de comprometer o fluxo de pessoas no edifício durante longos períodos de tempo.
Um processo de modernização planeado tem uma abordagem "proativa" muito eficaz, que pode ajudar a poupar tempo e dinheiro, e a melhorar a experiência de utilizadores e proprietários.
Quando se fala de modernização de elevadores, não se pode ignorar a digitalização que já revolucionou todos os aspetos da nossa vida quotidiana, incluindo a utilização dos elevadores. De facto, a modernização não consiste apenas em substituir componentes mecânicos desgastados, melhorar a acessibilidade ou atualizar determinados sistemas. A modernização é também uma excelente oportunidade para digitalizar o elevador e ativar serviços que facilitam o trabalho dos operadores e utilizadores dos edifícios.
Por exemplo, a KONE criou e concebeu o KONE E-Link™, uma ferramenta de monitorização que oferece uma visão geral em tempo real sobre o estado dos sistemas, frequência de utilização, tráfico e disponibilidade, a partir de um só local. Permite a supervisão constante do sistema e de todos os cartões a partir da nuvem, para maior fiabilidade e segurança dos utilizadores. Também pode gerir os sistemas recém-instalados e os já existentes.
Além disso, um processo de modernização não pode ignorar a melhoria do sistema de comunicação e sinalização. A solução KONE Information é uma solução inovadora que partilha conteúdos multimédia baseados na web, bem como informações de segurança e do edifício dentro das cabinas dos elevadores, nas áreas comuns dos edifícios e nos dispositivos móveis durante as deslocações.
Portanto, modernizar significa sobretudo "digitalizar", conectar em rede, partilhar serviços, necessidades, informações e segurança.
Não é aconselhável esperar até que o elevador atinja o limite máximo de idade. Se a modernização não for planeada e realizada atempadamente, pode implicar riscos reais, como o bloqueio da instalação e a consequente extensão da inatividade do serviço.
Um processo de modernização não planeado pode ser longo e dispendioso, e o tempo de inatividade criado por este processo pode ser um grande incómodo para os residentes e inquilinos, especialmente para os que têm problemas de mobilidade ou incapacidades graves.