No momento de elaborar os planos do edifício e o plano do elevador, seja para um edifício residencial, profissional ou destinado a receber público, deverá ter em conta uma série de normas relativas ao elevador. Obviamente, este deve ser acessível e seguro para todos. Mas para saber exatamente de quanto espaço precisa para o elevador, existem vários parâmetros que devem ser considerados:
- O modelo e as dimensões do elevador.
- A carga prevista.
- A velocidade do elevador.
- O número de embarques da cabina (simples ou duplo).
- O modelo da porta (largura e altura de passagem livre e tipo de abertura: lateral ou central).
- Se existir espaço transitável por baixo da projeção da caixa, deve verificar-se a necessidade de instalar um paraquedas e contrapeso.
Todos estes aspetos influenciam o design do elevador. Portanto, é essencial deixar espaço suficiente na caixa do elevador para todos os seus componentes, tanto em largura como em profundidade.
Atenção: não deixe demasiado espaço, pois se a caixa for demasiado larga, a impermeabilização das portas deixa de ser ótima e a resistência ao fogo poderá não estar garantida.
Por este motivo, é essencial planear a caixa à medida, em função do elevador escolhido. A KONE criou o KONE Elevator Planner, uma ferramenta que lhe permite planear a configuração do elevador e as dimensões da caixa de acordo com o projeto.
Todas as empresas de elevadores têm diferentes planos de elevador, dependendo das configurações do projeto. Se tem em mente uma caixa de elevador de dimensões “padrão”, sem saber que tipo de elevador irá caber, é possível que tenha de escolher uma cabina com altura e largura variáveis para se adaptar ao tamanho da caixa. Outra possibilidade é instalar uma porta emoldurada na caixa do elevador em vez de ser no piso, mas para isso será necessário afunilar.
Como pode ver, este tipo de solução é mais cara e exige uma organização completa. Ao planear um elevador, o melhor é adaptar a caixa ao elevador, e não ao contrário.