Responsável pela manutenção periódica e por ações corretivas, o técnico de manutenção de elevadores é a principal garantia de segurança das instalações. Como tal, deve ter certas qualidades fundamentais para dar resposta às exigências e responsabilidades inerentes à sua função de técnico de manutenção. É da responsabilidade do operador de elevador, ou do prestador de serviços de manutenção do elevador, selecionar os perfis adequados e dar apoio aos técnicos, dia após dia, para melhorar as suas competências:
- Conhecimentos multidisciplinares: em primeiro lugar, a profissão de técnico de manutenção requer reais conhecimentos técnicos, tanto teóricos como práticos. Estes conhecimentos não se limitam apenas à mecânica, uma vez que, com o desenvolvimento dos elevadores, os técnicos devem ter competências em termos de eletrónica, informática, conectividade e automatização.
- Qualidade da formação: a rápida evolução das instalações exige que os técnicos de manutenção de elevadores atualizem com frequência as suas competências e conhecimentos. Por tanto, a empresa elevadores deve dar prioridade à formação contínua das suas equipas. Para tal, é também essencial que o técnico esteja interessado nesta formação e se empenhe inteiramente.
- Capacidade de evolução: além da capacidade de aprendizagem, os técnicos de manutenção de elevadores devem ter a capacidade de se adaptar para acompanhar o ritmo das mudanças no setor e poder aproveitar ao máximo as diversas inovações: informatização de alertas, auge da manutenção preditiva, melhorias do software, digitalização do caderno de manutenção, etc. O setor sofreu muitas mudanças ao longo dos anos e continua a evoluir.
- Competências interpessoais: atualmente, as competências interpessoais desempenham um papel central no trabalho do técnico de manutenção de elevadores. Como principal interlocutor do cliente, o técnico deve saber ouvir, mostrar e explicar a situação, responder às suas necessidades e fazer sugestões: deve ser capaz de estabelecer uma relação de confiança. A sua capacidade de comunicação também é determinante no trabalho em equipa, apresentar os problemas e aproveitar as competências específicas de cada um.
- Recursos disponíveis: todos os dias, o técnico de manutenção de elevadores deve aproveitar ao máximo as ferramentas e recursos colocados à sua disposição pelo fabricante de elevadores, no sentido de otimizar a qualidade do seu trabalho. Isto inclui o uso de soluções de manutenção preditiva para antecipar avarias ou a consulta de especialistas à distância, fazendo videochamadas com uma equipa de assistência, por exemplo, quando estiver perante problemas complexos.