Obrigações do instalador
A instalação da porta automática deve ser realizada por um especialista, com o intuito de garantir a qualidade e segurança do equipamento. A KONE conta com equipas dedicadas e com formação específica em cerca de 30 tipos e marcas diferentes de instalações de portas automáticas.
A norma europeia relativa a portas pedonais, portas de entrada e saída de edifícios e todas as portas de passagem interior, obriga o instalador a assumir o compromisso de respeitar vários aspetos após a instalação de uma porta automática. Este deve:
- Dar ao cliente instruções sobre como utilizar a porta.
- Indicar a frequência de manutenção da porta automática.
- Fornecer a declaração de conformidade do produto.
- Dar ao cliente um folheto de manutenção com todas as informações sobre a identificação do produto.
Requisitos técnicos para a instalação de portas automáticas
A norma EN 16 005 detalha todos os dispositivos de proteção que se devem instalar numa porta automática. Tal inclui a proteção de abertura e fecho de portas deslizantes (distância de segurança contra o risco de esmagamento, impacto e corte), proteção de abertura e fecho de portas de batente (risco de esmagamento) e disposições específicas para portas utilizadas como saída de emergência. Estas normas de segurança também podem ser aplicadas a portas de batente, dobráveis e giratórias, bem como a qualquer porta que se feche de forma automática.
Local de instalação de portas automáticas
Quando se instala uma porta automática, é fundamental bloquear o acesso. Se o edifício não tiver outra entrada/saída, os trabalhos devem ser realizados fora das horas de maior afluência do público. A instalação de uma porta automática dura aproximadamente entre um dia e um dia e meio.