Existem vários tipos de portas automáticas:
- Portas pedonais: são portas de acesso aos edifícios. Podem ser deslizantes, de batente ou giratórias, para entradas e saídas públicas. No interior dos locais, podem existir portas telescópicas ou de fole, sendo que em alguns ambientes específicos é possível instalar uma porta hermética ou magnética. As portas automáticas pedonais podem também ser corta-fogo.
- Portas seccionadas: são portões industriais automáticos que permitem o acesso a zonas de mercadoria e de rápida abertura.
- Portas flexíveis de abertura rápida: são concebidas para ambientes de tráfego intenso e são instaladas em edifícios industriais ou técnicos.
- Cortinas metálicas
- Portões e portões de garagem comuns
- Corredores de controlo de acesso: são utilizados para gerir o fluxo de pessoas no edifício.
Dependendo da tipologia, a porta automática abre de forma diferente.
Num ambiente industrial, encontramos muitas vezes portas motorizadas de pressão contínua ou de impulso, já em lugares públicos, é mais frequente encontrar motorização automática.
O funcionamento da porta automática depende de radares que detetam os movimentos, emitindo ondas. Quando se aproxima da porta, estes sensores enviam um sinal ao motor e a mesma abre.
Em caso de acesso controlado, como, por exemplo, em edifícios de escritórios, a porta automática (ou portão) apenas abre quando a pessoa se tenha registado corretamente.
Para garantir a segurança do utilizador, todas as portas automáticas da KONE cumprem a norma EN 16 005, que entrou em vigor em abril de 2013. Esta norma define os requisitos de rendimento para portas pedonais e especifica determinados requisitos em termos de dimensão, que são diferentes de acordo com a utilização da porta (acesso normal ou saída de emergência).
Por exemplo, a norma sobre portas automáticas estabelece que a zona de deteção dever ser, no mínimo, de 1000 mm à frente das portas deslizantes, e, no caso de portas utilizadas como saída de emergência, deve incluir toda a largura de abertura da porta automática.
As dimensões das portas automáticas dependem dos planos do edifício, do seu tamanho e do fluxo de pessoas. As nossas portas adaptam-se sempre ao local, pois fornecemos soluções à medida, independentemente das suas necessidades.
Em zonas públicas é obrigatório deixar um espaço de passagem mínimo de 900 mm de largura por cada porta pedonal, para permitir a circulação de cadeiras de rodas.